Blog

O APOCALIPSE DAS FAN PAGES NO FACEBOOK

O APOCALIPSE DAS FAN PAGES NO FACEBOOK

Desde que iniciou o processo de punição de páginas que violam os termos do facebook, páginas tem sido banidas sem aviso prévio ou póstumo por conduzir seu trabalho sem estar atenta aos termos. Temos acompanhado nas mídias, em grupos e até mesmo nos bastidores, muita polêmica e percepções diferentes sobre a questão.

O fato é que muitas empresas e profissionais que trabalham oferecendo serviços de administração e gestão de conteúdo para fan pages, ignoram o compromisso mais básico da responsabilidade de responder pela imagem de alguém ou de uma empresa nas redes sociais. Literalmente, parecem ignorar ou desconhecer os termos de páginas do facebook, e o perigo de prejudicar um cliente é quase uma certeza a médio e longo prazo. Apesar de aplicar a punição, a rede ainda não deixou claro, como proceder nestes casos, quando a página é administrada por terceiros.

Tem também o caso das empresas que criam perfis falsos para poder “gerar tráfego” de curtir e comentários nas páginas dos clientes. Houve casos de uma empresa perder mais de 1 milhão de  CURTIR  de sua fan page oficial, pois se tratavam de perfil falsos.

A Media Education, empresa brasileira especializada em curadoria de conteúdo e promoção de conferências de comunicação digital, com quatro anos de atuação. Segundo João Pedro Braconi, diretor de planejamento da empresa, o brasileiro é traído com a “audiência ilusória” promovida no mundo digital, ainda há uma cultura de que quanto mais curtidas você tiver na página, melhor sua empresa estará representada na rede social de Mark Zuckerberg. Ledo engano. “Se alguém ‘curte’ uma página, não necessariamente essa pessoa se engajou com a causa apresentada. […] É preferível ter algo consistente e de fato relevante, que gere comentários sobre o que está em pauta e não apenas um ‘gostei’, ‘que legal’, ‘olha isso’, e etc”, explica.

A rede social de Mark Zuckerberg está banindo páginas descuidadas e justificando tal ação “se apoiando nos seus termos de uso e responsabilidade”. Os principais erros, de acordo com Braconi, é criar páginas de perfil pessoal para empresas ou mesmo promover ações utilizando ferramentas como o “compartilhe” para premiar seguidores. “O que vai contra os termos de utilização do Facebook e que muitas vezes pode acarretar até em exclusão da página”, analisa o executivo pós-graduado em Inteligência de Mercado pela Escola Superior de propaganda e Marketing (ESPM).

Para quem ainda não leu, ou desconhece os termos, segue abaixo o link:

https://www.facebook.com/page_guidelines.php

7

Discussion

  1. John Michael Sheehan  novembro 6, 2012

    Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I have really enjoyed browsing26 your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!…

    (reply)
  2. refencement google  janeiro 3, 2013

    magnificent points altogether, you simply
    won a new reader. What would you suggest in regards to your
    put up that you just made a few days ago? Any sure?

    (reply)
    • admin  janeiro 3, 2013

      Our mission is the responsible use of the platform. Unfortunately, many users use the wrong way and hurt everyone. It happened in the emails, nobody believes that today, both of spam … I think facebook is still a fantastic tool for paid advertising, as in adwords, and we are working in this direction at the moment.
      Sorry for the mistakes, my English is terrible.
      Thanks for visiting!

      (reply)
  3. Iteach moodle: Blogs  janeiro 5, 2013

    Hello there! This blog post could not be written any better!
    Going through this article reminds me of my previous roommate!
    He continually kept talking about this. I am going to send this information to him.

    Fairly certain he’ll have a great read. Many thanks for sharing!

    (reply)
  4. link building services  janeiro 7, 2013

    Hello friends, its impressive paragraph on the topic of tutoringand completely defined, keep it up all the time.

    (reply)
    • admin  janeiro 7, 2013

      Thanks!

      (reply)
  5. Molly  janeiro 30, 2013

    Keep on working, great job!

    (reply)

Add a Comment