Blog

Os segredos do sucesso – 5 dicas de liderança

Os segredos do sucesso – 5 dicas de liderança

Você sabe o que diferencia os líderes bem-sucedidos das pessoas que apenas têm uma posição de liderança? Há muito tempo sabemos que ser líder nada tem a ver com o cargo ocupado dentro de uma empresa. E que liderar está mais relacionado aos comportamentos e pensamentos de uma pessoa do que com a sua ordem na hierarquia organizacional.

Eu já participei de diversos eventos de marketing digital, webinars, conferências, rodadas de negócios e já conversei com muitos gurus, líderes, empresários de sucesso, pessoas que chegaram lá nos mais distintos segmentos e notei que todos tem uma essência interior muito similar, um pensamento comum à todos eles: !liderança se faz com atitudes, pensamento em longo prazo, colaboração e, acima de tudo, com exemplos”.

Fatores como bom humor, valorização das pessoas que convivem com você – no trabalho ou na vida pessoal -, compartilhamento de informações e assumir a responsabilidade pelos resultados de sua equipe são hábitos de ouro, incorporados por líderes, para obter sucesso em suas carreiras.

O que se pode perceber é que um líder, independente de qual área atue, não busca somente a excelência profissional, muito menos liderar equipes. Mas procuram, acima de tudo, serem líderes da própria vida. Certa vez ouvi de Cyro Diehl, presidente da Oracle, por exemplo, a frase “não adianta acreditar que liderança só se faz no momento presente, mas, sim, principalmente no impacto que causa em longo prazo”.

Pensando nisso, separamos 10 dicas fundamentais para quem quer alcançar o sucesso e desvendar o segredo de liderar:

Lidere pelo Exemplo
A vida é feita de exemplos, basta lembrar-se das pessoas que mais tiveram impacto em nossas vidas. Aprendemos desde pequenos a ter respeito com nossos semelhantes, e muito da essência que se carrega depois da vida adulta vem do exemplo que nos foi dado quando crianças. Da mesma forma, liderar pelo exemplo é dar a oportunidade de mostrar a essência e imprimir sua marca na equipe ou no nicho de mercado que atua, além de imprimir uma marca pessoal. Dessa maneira, você lidera de forma autêntica e aumenta a confiança das pessoas envolvidas.

Diferenciar o que é essencial do que é importante
Na vida recebemos dois tipos de bolas para que possamos gerenciar, as de cristal e as de goma. As primeiras são aquelas que se caírem no chão, elas quebram e não se recuperam mais, ou seja, não têm como repor. Você pode até encontrar outra bola de cristal, mas ela jamais será igual a primeira que se quebrou. As bolas de cristal são os momentos únicos que passamos com os filhos, ou com quem amamos, o relacionamento que temos com nossos amigos e tudo aquilo que levamos em essência.

Já as bolas de goma, são as que podemos deixar cair. Estas, dificilmente serão estragadas e podem ser recuperadas após a queda, como a perda de bens materiais, por exemplo. Conheço diversos empreendedores que perderam algum dinheiro 10x antes de acertar, mas também quando conseguiu, recuperou 10x mais o valor que já tinha investido durante esse aprendizado inicial. É inevitável você aprender com o erro e investir em estudos. Esse “gasto” será recuperado assim que você conseguir colocar sua liderança em prática e verá que o valor foi na verdade um “investimento” necessário em seu sucesso!

Mas para diferenciar as bolas de cristais das bolas de goma é preciso, acima de tudo, conhecer a si mesmo e rever seus valores. Isso porque são eles quem definirão o que é importante e o que é essencial em sua vida.

Seja colaborativo
Assim como existem vários tipos de pessoas, também existem vários tipos de lideres. Os mais respeitados, são justamente aqueles que procuram dar espaço a todos, respeitando opiniões, ouvindo ideias e buscando o bem comum de todos a sua volta. Ser colaborativo é também uma forma de respeitar e valorizar as pessoas, pois se deixa de lado uma visão autoritária para abrir espaço a participação de todos.

Pense em longo prazo e trabalhe o empoderamento

Um bom líder se mede pelo legado que deixa para a companhia ou nicho de mercado em que atua, ou seja, é aquele que pensa no futuro das pessoas e que não sacrifica isto em benefício do curto prazo. Além de pensar estrategicamente no impacto que suas ações podem ter, mesmo depois que não esteja mais no cargo de liderança, agindo de forma consciente e responsável.

Já no que se refere ao empoderamento, significa que quanto mais seguro de si é um líder, maior será o poder que este dará à sua equipe. No entanto, isso deve ser feito de maneira que a pessoa confie também em si mesma, a ponto de trazer resultados e minimizar os riscos. Dar empoderamento sem preparar ou ensinar é o mesmo que jogar a responsabilidade sem saber se a pessoa tem condições de assumir.

Encontre tempo para o que é importante
“Se tudo é importante, logo, nada é importante”. Não ter tempo para conversar com as pessoas, desenvolvê-las, treiná-las e identificar os talentos, não prova seu sucesso. Pelo contrário, provoca o fracasso da liderança. Burocratizar a comunicação, se esconder atrás de agendas abarrotadas de afazeres e não ter tempo para identificar talentos, ou fazer o que se gosta, é uma grande armadilha para quem deseja ser líder. A falta de tempo só prova que a pessoa não sabe se organizar, a ponto de não conseguir gerenciar nem a si mesmo.

Todo projeto de sucesso nasce na mente do empreendedor. Assim como uma casa, que se inicia de uma planta, o empreendedor deve ter uma “planta mental” do que quer fazer, de como vai fazer, e o mais importante, até onde quer chegar. Se você começar sem esse foco, certamente não chegará à lugar algum.

segredo-sucesso

SEJA A PESSOA CERTA!

Vivemos num mundo de dualidades. Alto e baixo, claro e escuro, quente e frio, rápido e lento, direita e esquerda são alguns exemplos dos milhares de pólos opostos com que convivemos. Para que um pólo exista, é necessário que o outro exista também. É possível haver um lado direito sem que haja um lado esquerdo? Sem chance.

Portanto, se existem regras “externas” para o dinheiro, há também regras “internas” para ele. As primeiras envolvem aspectos essenciais, como conhecimento comercial, administração financeira e estratégias de investimento. Mas não menos fundamental é o jogo interno. Vou fazer uma analogia com um carpinteiro e as suas ferramentas. Ter as mais modernas ferramentas é indispensável para ele, porém ser um carpinteiro de primeira categoria, capaz de utilizá-las com a habilidade de um mestre, é ainda mais importante.

Eu sempre digo: não basta estar no lugar certo na hora certa.Você tem que ser a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.

Quem é você, então? Como você pensa? Quais são as suas crenças? Quais são os seus hábitos e as suas características? Qual é a sua opinião sobre si próprio? Quanta confiança você tem em si mesmo? Como é o seu relacionamento com as pessoas? Até que ponto você confia nelas? Você acredita que é um líder nato? Você realmente acredita que merece ser rico? Qual é a sua capacidade de agir apesar do medo, da preocupação, do incômodo, do desconforto? Você consegue ir em frente mesmo quando não está disposto a fazer isso?

O fato é que o seu caráter, o seu pensamento e as suas crenças são os fatores que determinam o seu grau de sucesso.

Stuart Wilde, um dos meus escritores favoritos, apresenta a questão da seguinte maneira: “A chave do sucesso é despertar a própria energia, pois isso atrairá as pessoas até você. E, quando elas aparecerem, fature!”

Agora me diga, como você está se preparando? Deixe seu comentário e vamos juntos pensar em mais técnicas de liderança e PNL. Espero vocês!

Sobre mim:

Maurício A. Cardoso
Publicitário, Designer de Embalagens e Webmaster, é Fundador da 4 Cores Comunicação, agência digital de criação de sites. Trabalha com otimização de sites desde 2008, acumulando clientes em todo Brasil. É colunista de SEO da revista Porque de Criciúma/SC e já participou de diversos eventos em todo país.

Me siga no Twitter, no Facebook, ou no Google+ ou dê um curtir em nossa Fan Page.

1