Blog

Otimização de Sites – Alcance o topo do Google, aumentando conversões e vendendo mais (Infográfico)

Otimização de Sites – Alcance o topo do Google, aumentando conversões e vendendo mais (Infográfico)

Quando se pensa em otimização de sites, a primeira coisa que vem na cabeça são as táticas (nem sempre tão louváveis), dicas avançadas e qualquer “simpatia” que dê certo. Mas o SEO não é apenas isso.

SEO hoje, depois do zoológico que se passou (pinguim, panda, colibri) é antes de mais nada, usabilidade… semântica… qualidade técnica…. conteúdo. Por último, podemos considerar as famosas e tão faladas técnicas.

Otimização de Sites

Veja algumas estatísticas abaixo sobre Otimização de Sites:

  • Se um site de e-commerce ganha 100 mil dólares por dia, um segundo de atraso na página pode custar 2.5 milhões de dólares em perdas de vendas todos os anos;
  • Testes de usabilidade têm mostrado que o usuário está disposto a esperar, em média, no máximo 8.6 segundos antes de abandonar um site;
  • 1 segundo de atraso (ou 3 segundos de espera) diminui a satisfação do consumidor em, aproximadamente, 16%.

Claramente podemos ver que a velocidade de um site é um fator importantíssimo em sua otimização. Além disso, entra a qualidade do servidor onde o site está hospedado, sua programação compactada, limpa, estruturada. No quesito Criação de sites, não podemos mais confiar a produção de nosso conteúdo a alguém despreparado. Veja abaixo o porque:

 

Criação de Sites

Quando se fala em criação de site, muitas pessoas pensam no custo que isso vai gerar e fazem do valor algo importante na decisão de como produzir esse projeto. Mas essa economia pode ser um tiro no pé. Muitos empresários entregam seu projeto a webmaster despreparados, que criam o site de qualquer jeito e isso lá na frente pode influenciar toda sua estratégia de marketing digital.

Um projeto web precisa ser bem estruturado. Sua linguagem de programação precisa ser otimizada (e não estamos falando aqui do BeABa de títulos, tags, descriptions, etc) para que o site carregue mais rápido. É necessário que ela seja compactada, semântica e limpa. Isso faz com que o carregamento do seu site seja mais rápido, e como vimos acima, tempo literalmente é dinheiro!

Se a programação é importante, nem vamos falar sobre o visual. O layout é o cartão de visitas do projeto… seja ele Clean, ou Futurista, é o layout que dá a primeira impressão (após o tempo de carregamento) e faz com que a pessoa deseje ficar no seu site ou não.

Seu site deve ter imagens leves, otimizadas, que ajudem o navegador a abrir o site rapidamente, sem perder qualidade. Não vamos nem comentar do óbvio… fuja dos flashs, javascripts, etc.
Pensando na importância desse assunto, eu achei um infográfico fantástico produzido pelo Viver de Blog , onde eles abordam praticamente tudo sobre Otimização de Sites. Aproveite!

4

Discussion

  1. Buffet em domicilio  abril 2, 2014

    Muito legal o infográfico. Relata o quanto é importante a gente pensar na otimização do site desde o inicio do projeto. Desenvolver um site bem feito, hospedar ele num lugar legal e contratar um profissional de SEO que saiba realmente o que está fazendo. Eu particularmente sou bem encanado na questão velocidade de carregamento do meu site, estou sempre acompanhando isso no próprio PingDom. Fico feliz que estava já no caminho certo!

    Parabéns pela ótima matéria!

    (reply)
    • admin  abril 2, 2014

      Obrigado pela presença!

      (reply)
  2. Ricardo  abril 2, 2014

    Hoje em dia busco informações sobre otimização de sites todos os dias, e aqui sempre encontro grandes dicas. Valeu

    (reply)
    • admin  abril 2, 2014

      Obrigado pela audiência, Ricardo!

      (reply)

Add a Comment