Blog

10 super dicas para Facebook

10 super dicas para Facebook

Muitas pessoas me pedem dicas para Facebook. A principal dica que eu posso dar para quem quer trabalhar com marketing digital é a ORGANIZAÇÃO. Ser organizado é a base para qualquer tipo de sucesso, mas no caso do marketing digital ela não é só a base. É a essência para se alcançar um caminho de realizações.

Defina objetivos concretos, criando uma comunidade, promovendo seus produtos e com isso, aumentando o tráfego do seu site. Não vende produtos? Que tal medir o engajamento? Aumentar fãs, alcançar determinado número de likes ou compartilhamentos em seus posts. Crie um objetivo, defina sua estratégia e coloque em prática agora mesmo!

10 super dicas para Facebook

Mas muitos ainda me dizem, “não sei por onde começar”. Então aqui vai um check list rápido com 10 super dicas essenciais para Facebook, mas que pode serem aplicadas em qualquer outro tipo de marketing digital. Preparados? Então vamos lá:

> Defina seu público alvo
Descobrir o perfil da sua comunidade, como ele interage ou qual o seu comportamento é essencial. Somente desta forma você poderá definir qual será o tom de comunicação adequado para um contato permanente com seus fãs.

> Conheça as regras do Facebook
Saber o que pode ou não pode ser feito. Isso é básico.
Por exemplo, uma empresa NÃO PODE criar uma página de perfil. O certo é utilizas a Fan Page. Tem dúvidas sobre os termos do Facebook? Clique Aqui.

> Defina uma equipe
Você precisa garantir atualizações permanentes para garantir fidelidade de seguidores. Se a sua empresa não tem capacidade de contratar o serviço de uma empresa especializada, crie a sua própria equipe interna.
Se não tem profissionais treinados, invista em treinamento.

> Promova seu novo canal de comunicação
Seja uma fan page nova, ou a revitalização de uma fan page antiga, ela previsa ser divulgada. E não só isso. Para que se tenha um bom resultado, a fan page deve ser otimizada.
Destaque o endereço do site oficial da empresa, inclua seu endereço, telefone, email e toda informação relevante na aba “sobre”. Feito isso, divulgue sua página, solicite a ajuda de amigos, parceiros, crie uma campanha no facebook ads. É importante seu público alvo ver que sua empresa tem canais de comunicação bem elaborados.

> Promova o diálogo
Crie uma forma de se envolver com seu público. Peça opiniões, responda todos os comentários, divulgue informação importante e única, dê um bônus. Mostre ao seu público que você quer ele por perto e ativo.

> Disponibilize suporte
Se a sua divulgação for perfeita, o facebook vai virar um canal de atendimento muito mais efetivo do que seu telefone ou email. Não deixe os comentários, questionamentos e interações sem resposta. Fique atento!

> Tenha um plano de contingência
Se aparecer uma situação que coloque a imagem da marca em perigo, você deve ter um plano de ação rápido e eficiente para apagar o incêndio sem muitos danos. É essencial para quem está no mercado digital ter um monitoramento constante da marca e um plano de gerenciamento de crise efetivo e funcional. Senão, o tiro pode sair pela culatra e todo seu empenho em divulgar sua marca pode virar contra você.

> Produção de conteúdo único
Se sua empresa tiver que optar por um único grande esforço em marketing digital, opte pela produção de conteúdo. Além do valor do conteúdo por si só, ele
tende a gerar resultados também nas mídias sociais e ferramentas de busca.

> Rede social não é PDV
Evite fazer com que o conteúdo da sua empresa seja sempre auto promocional. Na Internet esse tipo de abordagem não vai funcionar.

> Estude sempre!
Nunca deixe de aprender. As coisas em Marketing Digital mudam rápido demais e sempre há algo novo que pode ajudar os resultados.

Espero que tenha gostado das dicas. Tem alguma sugestão? Ficou algo de fora? Deixa seus comentários.
Nos vemos no próximo post!

Sobre mim:

Maurício A. Cardoso
Publicitário, Designer de Embalagens e Webmaster, é Fundador da 4 Cores Comunicação, agência digital de criação de sites. Trabalha com otimização de sites desde 2008, acumulando clientes em todo Brasil. É colunista de SEO da revista Porque de Criciúma/SC e já participou de diversos eventos em todo país.

Me siga no Twitter, no Facebook, ou no Google+ ou dê um curtir em nossa Fan Page.

0

Add a Comment